Skip to main content
Sem resultados.
 
Linha de Apoio ao Cliente Unilabs
2ª a 6ª das 8h00 às 20h00
sábado das 8h30 às 13h00

Unilabs e DevScope desenvolvem ferramenta de Inteligência Artificial de apoio ao diagnóstico clínico

Imagem
Unilabs Devscope

A Unilabs e a empresa tecnológica portuguesa Devscope, desenvolveram em parceria, uma ferramenta de inteligência artificial de apoio ao diagnóstico clínico, por imagem. De acordo com Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal este algoritmo é pioneiro no país. 

Após um ano e meio de desenvolvimento, a ferramenta, que visa apoiar o diagnóstico clínico, entrou em período de testes em março, 24 horas por dia e, neste momento está em testes reais. O presidente executivo adianta que "neste momento já está em período de testes reais, os médicos hoje na Unilabs veem as lâminas já com o suporte desta ferramenta para apoiar a sua decisão final.
Desde o arranque dos testes piloto em março já foram processadas mais de 2mil amostras, apenas para a deteção de uma bactéria que pode ser encontrada no estômago, a bactéria helicobacter pylori. 

Com o recurso a esta ferramenta, quando o "patologista recebe a imagem" a mesma tem zonas que podem ou não ter o que se está a procurar, incluindo "uma sugestão do nível de infiltração da helicobacter pylori", ou seja, "o médico consegue ir diretamente aos locais que têm a patologia", o que permite "ter resultados com maior rapidez e reduz a possibilidade de erro médico", adiantou. 

O CEO da Unilabs afirmou que "o objetivo agora é fechar o período de testes, terminar os 'papers' científicos que temos para fazer, aprovar este algoritmo como dispositivo médico - vai ser a primeira vez que alguém em Portugal faz isto - e depois, além de ser utilizado dentro da Unilabs, é algo que nós queremos que possa ser utilizado e comprado por quem quiser no mundo inteiro"

Já o presidente executivo da DevScope, Rui Barbosa acrescentou que esta é uma ferramenta com múltiplos benefícios e capaz de acelerar a transformação na área da Saúde. 

Mais Notícias
Dinheiro Vivo 
Executive Digest  
Público

x

Bem-vindo ao Unilabs.pt

Visitar unilabs.com

OU ESCOLHA UM PAÍS UNILABS DA LISTA