Skip to main content
 
Linha de Apoio ao Cliente Unilabs
2ª a 6ª das 8h00 às 20h00
sábado das 8h30 às 13h00

PROJETOS E INOVAÇÃO

Na procura incessante por uma saúde com mais futuro, a Unilabs continua a trabalhar para ser a pioneira na inovação e desenvolvimento de projetos.

 

Identificação do Projeto 

Projeto nº: 71722 | POCI-01-02B8-FEDER-071722

Designação do projeto: LAP - Reforço da capacidade de teste de doentes infetados com COVID-19

Projetos de SI Inovação Empresarial - Produtiva - COVID-19

FEDER

Síntese do Projeto


O presente projeto visa a concretização do investimento necessário para capacitar o Laboratório de Anatomia Patológica dos equipamentos necessários para potenciar a sua capacidade de realização de testes de diagnóstico clínico de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, garantindo uma capacidade de teste superior a 4 mil testes por dia.


Com efeito, o mundo atravessa uma situação de pandemia em resultado da doença COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o qual deve o seu nome à sintomatologia que pode causar (“Severe Acute Respiratory Syndrome” – SARS). Este vírus é silencioso, pelo que 80% dos pacientes apresentam sintomas ligeiros ou são até assintomáticos. Contudo, alguns podem vir a desenvolver a doença de forma agravada e crítica, para além de que são contagiosos mesmo sem sintomas. A deteção atempada do vírus em todos os casos suspeitos torna-se fundamental para atuar eficazmente e travar a evolução e o contágio da doença, pelo que o diagnóstico acelerado de pacientes com COVID-19 é absolutamente decisivo no controlo da evolução do surto.


Assim, o Grupo Unilabs foi pioneiro na realização de testes à COVID-19 em Portugal, tendo já em janeiro utilizado as informações da sequência genética do SARS-CoV-2, o que lhe conferiu capacidade de realização do diagnóstico já nessa altura, ainda que em volumes reduzidos. De facto, este diagnóstico baseia-se na deteção de sequências do genoma viral através de testes de amplificação de ácidos nucleicos, tal como a reação em cadeia da polimerase em tempo real precedida de transcrição reversa (rRT-PCR). A este nível, o Grupo possui as valências necessárias para a realização e emissão de resultados de pesquisa do RNA no SARS-COV.

 

 

x

Bem-vindo ao Unilabs.pt

Visitar unilabs.com

OU ESCOLHA UM PAÍS UNILABS DA LISTA

A Dr Krug de Noronha faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Base faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A BMAC faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Cardioteste faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Clínica Laboratorial de Guimarães faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A CENTAC faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Clínica Hilário Lima faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
O SMIC faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Dr Campos Costa faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Labamaro faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
O Grupo Imagem Saúde faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Imag faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Ginoeco faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Coimbralab faz parte do grupo Unilabs.
Fechar