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Linha de Apoio ao Cliente Unilabs
2ª a 6ª das 8h00 às 20h00
sábado das 8h30 às 13h00
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COVID-19 | Teste de Deteção do Vírus | Drive Thru

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Drive Thru Porto
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Rastreio COVID Gaia
Rastreio COVID Gaia
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COVID Gaia
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Drive Thru Matosinhos
Drive Thru Matosinhos
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Drive Thru Lisboa
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Drive Thru Seixal
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Drive Thru Braga
Drive Thru Braga
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Drive Thru Guimarães
Drive Thru Guimarães
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Drive Thru Guimarães
Drive Thru Guimarães
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Drive Thru Gondomar
Drive Thru Gondomar
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Drive Thru Lousada
Drive Thru Lousada
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Drive Thru Vila Real
Drive Thru Vila Real
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Drive Thru Famalicão
Drive Thru Famalicão
Sobre

Trata-se do teste de eleição no diagnóstico da COVID-19 que pesquisa diretamente o coronavírus SARS-CoV-2 nas vias respiratórias.

O método utilizado para a deteção do vírus é o PCR (Polymerase Chain Reaction), pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus.

A Unilabs Portugal realiza testes em diversos locais do país em coordenação com as autoridades de saúde, de modo a ajudar no rastreio da população a nível nacional.

Adicionalmente, temos respondido a solicitações de outras entidades consideradas prioritárias no contexto atual, como os hospitais públicos, lares de idosos e outras entidades de saúde. 

Realizamos também acordos corporativos com empresas que necessitem de testes de diagnóstico COVID-19 para os seus colaboradores. Nestes casos, para obter uma proposta, podem contactar-nos através do email: apoio.covid19@unilabs.pt.

 

Procedimento
contactar
Pode efetuar a marcação prévia do Teste de Deteção COVID-19 na área de Marcações do site ou, em alternativa, contactar a Linha Drive Thru 220 125 001  
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Durante a marcação terá de informar o seu nº de cartão de cidadão e a matrícula do veiculo em que vai realizar o teste.
 

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No dia e na hora agendada dirija-se ao local previsto, utilizando o veículo com a matrícula informada aquando a marcação.


 

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Os centros de recolha têm uma entrada e uma saída devidamente assinaladas.

 

 

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Existe uma linha definida em que os carros ficam a aguardar a vez em ordem sequencial.

 

 

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Depois, sem sair do carro, garantindo a máxima segurança, os utentes fazem uma chamada para a equipa que está no local e que preenche a ficha do utente via telemóvel. O número de contacto será disponibilizado no local.

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Para clientes do SNS, com prescrição médica o teste é gratuito;

Para clientes das Seguradoras abaixo mencionadas e com prescrição médica o teste é comparticipado de acordo com os termos da sua apólice;
[Seguradoras: Médis, Multicare, Advancecare, Allianz e Future Healthcare]

Para clientes Particulares*, sem prescrição médica o teste tem um valor de € 100.

*Notas:

1) Não é aceite o pagamento em dinheiro;

2) Em alguns locais do país o preço deste teste pode estar sujeito a alterações;



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Por fim, existe uma colheita rápida com zaragatoa nasofaríngea (nariz).

 

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Os resultados do teste são enviados para o cliente num prazo de 24 horas por um dos seguintes meios:
- E-mail: Verifique sempre o seu Spam/E-mail de Lixo.
- SMS com link direto

A quem se destina

Este teste destina-se a identificar portadores do vírus (doentes ou assintomáticos) e carece de marcação prévia. 

 

Onde se Realiza
Distrito Unidade Morada
Viana do Castelo Drive Thru CaminhaNovo Avenida Doutor Dantas Carneiro | 4910-103
Braga Drive Thru Vila VerdeNovo Rua da Bela Vista | 4730-691 Vila Verde
Braga Drive Thru Braga Altice Forum Braga
Rua Monsenhor Airosa | 4715-558 Braga
Braga Drive Thru VizelaNovo Alameda Ribeirinha 5 de Agosto de 1982 | 4815-013 Vizela
Braga Drive Thru Guimarães Multiusos de Guimarães
Alameda Cidade de Lisboa 481 | 4835-077 Guimarães
Braga Drive Thru Famalicão Rua Fernando Mesquita, 2785 | 4760-010 Vila Nova de Famalicão
Vila Real Drive-Thru Vila Real Regia-Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia | 5000-033 Vila Real
Porto Drive Thru Porto Queimódromo do Porto
Estrada da Circunvalação Entrada | 4100-078 Matosinhos
Porto Drive Thru Matosinhos Rua de Sendim, 4450-271 | 4450-271 Matosinhos
Porto Drive Thru Lousada Complexo Desportivo de Lousada | 4620-141 Lousada
Porto Drive Thru Freamunde (Estádio Sport Clube Freamunde) Estádio Sport Clube Freamunde |
Rua do Mosteiro 83-91 | 4590-393 Paços de Ferreira
Porto Drive Thru CHTS Penafiel Avenida do Hospital Padre Américo 210
Hospital Tâmega e Sousa | 4564-007 Penafiel
Porto Drive Thru Gondomar Multiusos de Gondomar, Av. Multiusos | 4420-230 S. Cosme
Porto Drive Thru Gaia Espaço Mais Grijó | 4415-470 Grijó
Aveiro Drive Thru EspinhoNovo Parque de Estacionamento da Nave Desportiva de Espinho | 4500-054 Espinho
Lisboa Drive Thru Lisboa Rua Vitorino Magalhães Godinho |
Circo Victor Hugo Cardinali | 1990-530 Sacavém
Setúbal Drive Thru Seixal Parque de Estacionamento do Complexo Desportivo Carla Sacramento | 2845-547 Amora
Faro Drive Thru PortimãoNovo Portimão Arena - Parque de Feiras e Exposições de Portimão |
Rotunda Moinhos de Maré | 8500-454 Portimão

 

Unidade de Rastreio Móvel Braga

Unidade de rastreio móvel de COVID-19 que estará em vários concelhos do Minho nos diferentes dias da semana.

 

 

FAQs

Como proceder à marcação?

Pode utilizar a área de Marcações do site para efetuar uma marcação efetiva do teste, no local e horário que lhe seja mais conveniente.
Em alternativa pode contactar a Linha de Marcação prévia através do nº 220 125 001.

 

Este teste é comparticipado?

Para clientes do SNS, com prescrição médica o teste é gratuito;

Para clientes das Seguradoras abaixo mencionadas e com prescrição médica o teste é comparticipado de acordo com os termos da sua apólice;
[Seguradoras: Médis, Multicare, Advancecare, Allianz e Future Healthcare]

Para clientes Particulares*, sem prescrição médica o teste tem um valor de € 100.

*Notas:

1) Não é aceite o pagamento em dinheiro;

2) Em alguns locais do país o preço deste teste pode estar sujeito a alterações;

 

Quem está no local?

Na entrada existe uma equipa de polícias 24h, 7 dias por semana a controlar o local. Quando chegar mais perto do local de realização do teste será recebido por uma equipa Unilabs que trata de todo o processo desde a admissão e colheita à logística e manutenção.

 

Quanto tempo demora a colheita?

O teste é rápido (5 minutos).

O tempo de espera para efetuar o teste pode variar.

 

Como são enviados e qual o prazo de entrega dos resultados?

Os resultados do teste são enviados para o cliente num prazo de 24 horas por um dos seguintes meios:
- E-mail: Verifique sempre o seu Spam/E-mail de Lixo.
- SMS com link direto

 

Qual o significado de um resultado positivo do teste para COVID-19?

Um teste positivo para o COVID-19 significa doença ou estado de portador do vírus.

 

O que devo fazer no caso do resultado ser positivo?

Deve contactar o seu médico assistente, isolar-se e evitar contactar quem o/a rodeia, para evitar a disseminação da doença.

No caso de ser responsável por cuidar de alguém, informe-se com a sua Autoridade de Saúde.

 

Posso ter um resultado positivo mesmo não tendo sintomas?

Um teste positivo pode ser obtido alguns dias antes do início de sintomas. Uma vez positivo este resultado pode manter-se como tal várias semanas, independentemente de sintomas.

 

Quando devo repetir o teste para saber se já estou curado?

A ausência de sintomas por 5-6 dias, após período de isolamento, tem sido sugerida como critério para repetição do teste. Nesse momento, deverá realizar dois testes com intervalo de 24-48h, ambos negativos, para avaliação da cura.

 

Depois de estar curado, posso voltar a ser infetado?

É genericamente aceite pela comunidade médica que, uma vez curado, existe imunidade e resistência a possível reinfeção.

 

Porque é que o resultado é inconclusivo?

A existência de um resultado de interpretação do tipo “Inconclusivo” está clarificada no texto da resposta enviada. Esta obedece aos normativos internacionais existentes até à data atual. Relembra-se a este respeito que o âmbito científico em causa é profundamente recente e está sujeito a modificações constantes e imprevistas.
 

Estas respostas são de interpretação exclusiva médica, devendo ser revistas se pretendido com o médico prescritor. O médico prescritor deverá poder enquadrar o quadro clínico, que desconhecemos, com o resultado obtido de acordo com os normativos internacionais mais recentemente publicados. Em caso de dúvida poderá esclarecer junto da autoridade de saúde competente a(s) medida(s) clínicas, sanitárias e epidemiológicas apropriadas.

Há várias situações clínicas que podem estar em causa, como: (1) presença de outros vírus sem importância para o presente, (2) quadro de reação inespecífica ou (3) presença de vírus Cov2019 em baixa carga. Esta última circunstância estará presente, nos resultados produzidos a partir de 30/03/2020 e virá identificada com a designação de PRESUMÍVELMENTE DETETADO.

Em caso de persistência de dúvidas, o clínico assistente poderá contactar a linha médica do grupo laboratorial em questão, para esclarecimentos complementares.

 

Só fazemos 1 zaragatoa, será suficiente?

A DGS mantém a orientação não vinculativa de serem efetuadas duas colheitas por cada teste: orofaringe e nasofaringe. Dada a limitação na disponibilidade de material aprovado para colheitas de virologia, UMA ZARAGATOA tem sido considerada suficiente para o teste. É suficiente uma zaragatoa obtida por uma única narina. É esta a normativa em vigor no CDC e eCDC.

O grupo UNILABS colhe apenas com uma zaragatoa, devendo ser escolhida a variante nasofaringe.

 

Comunicamos os resultados à DGS?

Os contactos efetuados pelo SNS no âmbito do teste em causa são da exclusiva responsabilidade da Instituição em causa. Duma maneira geral dependem de definições da DGS a quem todos os resultados são comunicados.

Em qualquer dos casos o médico prescritor deve ser informado do resultado e avaliar as medidas subsequentes (para isso é que é exigida uma prescrição médica).

Neste sentido, o paciente deve comunicar o resultado ao seu médico prescritor e proceder em conformidade.

NOTA: A política de comunicação varia de região para região de saúde e não possui regra genérica nem interlocutor privilegiado.

A existência de uma política de comunicação (subsequente a um contacto dos nossos serviços e definição de vias de comunicação de resultados) não implica garantia que esta seja implementada.

 

Quem apoia?

Apoio do Serviço Nacional de Saúde, Direção Geral de Saúde, ARS Norte, ARS Centro, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Gaia, Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Viseu, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Gondomar, Câmara Municipal de Lousada, Câmara Municipal de Bragança, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Famalicão e Hospital da Terra Quente.

 

 

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