Skip to main content
Voltar à página anterior

BIOPSIA POR AGULHA FINA GUIADA POR ECOGRAFIA

biopsia ecoguiada
Sobre

No LAP, laboratório de Anatomia Patológica, do grupo UNILABS, realizam-se biopsias aspirativas , sob controlo ecográfico, de órgãos superficiais, como por exemplo tireoide, gânglios linfáticos, glândulas salivares, etc.

Quando é detetada uma tumefação, por palpação ou por ecografia, o seu médico precisa de saber qual a natureza dessa lesão para tomar as decisões mais adequadas.

A biopsia aspirativa é um procedimento simples que permite obter algumas células para serem analisadas ao microscópio permitindo na maioria dos casos a caracterização da lesão

É uma técnica pouco invasiva, com cerca de 95% de assertividade, dependendo da qualidade da amostra obtida. O procedimento é rápido, permitindo o resultado em 24h, exceto nos casos com procedimentos adicionais mais complexos, como por exemplo a citometria de fluxo.

Estas biopsias ao serem realizadas no âmbito da Anatomia Patológica permitem a observação ao microscópio da amostra obtida a avaliação da qualidade da mesma e a decisão da necessidade de repetição da colheita no mesmo ato.

Esta abordagem é de relevante importância na patologia da tireoide em que o número de amostras insuficientes para avaliação é significativo. 

Biópsia Ecoguiada

 

Nos gânglios linfáticos após a obtenção do material a análise pode ser finalizada com exames complementares distintos. Assim do mesmo modo que já foi descrito, é efetuada uma observação preliminar que permite decidir a metodologia laboratorial adequada a cada situação.

Se estivermos perante uma situação de patologia linfoproliferativa é colhida uma amostra para Citometria de Fluxo que nos permitirá, não só realizar um diagnóstico seguro de benignidade ou de malignidade, como ainda nos permite na maioria dos casos de malignidade subclassificar o tipo de linfoma.

Em alternativa pode justificar-se efetuar uma análise de Biologia Molecular para pesquisa de Mycobacterium tuberculosis complex por PCR (Xpert® MTB/RIF) ou para pesquisa de Papiloma Humano ou simplesmente obter material em quantidade suficiente para incluir em parafina, permitindo posteriormente efetuar Imunocitoquimica com múltiplos soros.

Onde se Realiza

PORTO - Este exame realiza-se no LAP, Laboratório de Anatomia Patológica situado na rua da Constituição, 2087, 1º andar.

A colheita é efetuada Rua da Constituição, 2089
4250-170 Porto

LISBOA -  Este exame realiza-se no Cito, laboratório de Anatomia Patológica*

*As biopsias são guiadas por palpação

 

Marcação

As biopsias são sempre efetuadas por marcação e são respeitados todos os procedimentos, neste período de pandemia, para os utentes e para os profissionais do laboratório 

 

PORTO 

LAP, Laboratório de Anatomia Patológica

Tel 223 321 079

Email mail@lap.pt

LISBOA 

CITO, Laboratório de Anatomia Patológica

Tel     217 973 256

Tm     913 856 654

Email cito-citologia@netcabo.pt

 

 

FAQs

QUE CUIDADOS DEVO TER ANTES DA REALIZAÇÃO DA BIÓPSIA ASPIRATIVA?

Não é necessária nenhuma precaução especial antes de fazer a biópsia.

Não deve estar em jejum, nem suspender qualquer tipo de medicação a que esteja sujeito.

Deverá no entanto informar o médico que efectua a biópsia se está a tomar medicação anticoagulante(medicamentos para fluidificar o sangue), ou outra que achar importante.

 

QUE CUIDADOS DEVO TER DEPOIS DA REALIZAÇÃO DA BIÓPSIA ASPIRATIVA?

Este método não tem complicações e deve fazer a sua vida normal depois de realizar este exame.

Se eventualmente sentir dor ou aparecer uma equimose("negra") no local da picada, bastará, na maior parte dos casos, colocar gelo sobre a zona negra tendo o cuidado de proteger a pele com um lenço para não a queimar.

Se tiver qualquer tipo de dúvidas deverá entrar em contacto com o seu Médico Assistente que lhe prestará todos os esclarecimentos.

 

x

Bem-vindo ao Unilabs.pt

Visitar unilabs.com

OU ESCOLHA UM PAÍS UNILABS DA LISTA

A Dr Krug de Noronha faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Base faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A BMAC faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Cardioteste faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Clínica Laboratorial de Guimarães faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A CENTAC faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Clínica Hilário Lima faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
O SMIC faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Dr Campos Costa faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Labamaro faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
O Grupo Imagem Saúde faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Imag faz parte do grupo Unilabs.
Fechar
A Ginoeco faz parte do grupo Unilabs.
Fechar